Destaques de Hoje

Ceará

Os brasileiros cansados ​​de viver em um país caro?

A matéria a seguir foi traduzida do site da BBC e reflete o contexto das manifestações que sacodem o  país:

Nas grandes cidades do Brasil havia se tornado normal ver as lojas cheias de pessoas dispostas a pagar pizzas mais caras que em Veneza, roupas mais caras do que em Paris ou o dobro de smartphones em Miami. Mas algo parece estar mudando no país. 
O consumo das famílias brasileiras, que por algum tempo promoveu a celebração da maior economia da América Latina, resfriou no primeiro trimestre (aumento de apenas 0,1% em relação ao trimestre anterior).

Com um crescimento insuficiente do produto interno bruto (PIB), o governo de Dilma Rousseff se esforça para reverter o enfraquecimento do real frente ao dólar e controlar o aumento dos preços.

No entanto, a preocupação dos brasileiros pela inflação e menor confiança na economia está reduzindo a alta popularidade de Dilma Rousseff, de acordo com pesquisas recentes.

E de repente, em São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras, surgiram protestos de rua atípicas pelo aumento das tarifas nos transportes públicos, com violentos confrontos com a polícia.

Tudo isso levanta uma questão simples: os brasileiros cansados ​​de viver em um país caro?

Ciclos e dívidas


Entre as razões para São Paulo ou Rio tornarem-se lugares com alto custo de vida é, paradoxalmente, o progresso social e econômico que o Brasil teve na última década.

A decolagem de programas sociais do PIB e o governo fez cerca de 40 milhões de brasileiros passarem a integrar a classe média com o aumento dos salários e desemprego em níveis historicamente baixos.

Isso ajudou a gerar um consumidor assíduo de lojas, restaurantes ... e os preços aumentaram.

Mas o consumo das famílias resfriou após um aumento de 3,1% no ano passado e isto sugere que os brasileiros estão começando a pensar duas vezes antes de gastar mais.

Por trás do fenômeno, há um aumento da inflação (6,5% anualizado em maio, o topo da meta do governo) e as dívidas das pessoas, os economistas advertem.

"A família brasileira hoje está alocando 22% de sua renda para pagar dívidas: é muito alto", disse Margarida Gutierrez, Professor de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ele observou um aumento de 13% nos preços dos alimentos em um ano é outro fator que "pesa no bolso do consumidor."

"Eles estão começando a ficar cansados", disse Gutierrez quando perguntado se BBC brasileiros ficaram satisfeitos o alto custo de vida.

Tags: , ,

Leia Também

Nenhum comentário:

Comente algo

Scroll to top