É o que aponta o levantamento inédito realizado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade que agrega os Cartórios de Registro Civil de todo o País, divulgado ontem.
O desempenho de Fortaleza a coloca no quarto lugar do ranking nacional de casamentos gays, ao lado de Belo Horizonte e Salvador. O número das uniões registradas aqui (17) equivale a 7,3% do total (veja quadro ao lado).
A capital com maior número de casamentos entre pares homoafetivos realizados em cartórios nestes primeiros 30 dias foi São Paulo, com 42 uniões, equivalente a 18,6% do total.
Fortaleza
Em Fortaleza, o cartório campeão no registro de casamentos gays, segundo o levantamento da Arpen, é o Cartório Jereissati, nome de fantasia do Registro Civil Da 2ª Zona de Fortaleza, localizado na rua Major Facundo, no Centro da cidade (veja quadro nesta página).
No período pesquisado, lá foram registrados 12 casamentos homoafetivos, cinco de mulheres e sete de homens. Este total corresponde a 70,5% de todos os casamentos gays oficializados na capital cearense no mês.
“Lá no cartório a gente registra casamentos gays desde janeiro do ano passado, logo após a decisão do STF (de equiparar a união civil entre pares hetero e homoafetivos)”, afirma, em entrevsta ao O POVO, a juiza de paz Verônica Pires, responsável pelos casamentos do Cartório Jereissati.
Ela conta que a procura de casais gays aumentou muito depois da decisão do CNJ, mesmo que o Tribunal de Justiça de Ceará já houvesse se pronunciado positivamente sobre o assunto desde 7 de março deste ano.
“Antigamente, a gente fazia dois casamentos gays a cada três meses. Agora, quase toda semana a gente oficializa dois ou três”, completa Verônica.
Nenhum comentário: