Cerca de mil manifestantes se reuniram a cerca de 700 metros do Castelão, estádio onde Espanha e Itália disputaram a semifinal da Copa das Confederações. O confronto começou quando foram jogadas pedras e paus em direção a polícia.
Policiais do Batalhão de Choque, Cavalaria, Raio e Força Nacional estavam protegendo o perímetro limite determinado pela Fifa e com os ataques eles avançaram cerca de um quilômetro atirando bombas de efeitos, gás lacrimogêneo e balas de borracha, até dispersarem o grupo.
Ainda segundo informações do G1, três policiais e cinco manifestantes ficaram feridos. Os 84 presos que protestavam em Fortaleza foram acusados de vandalismo e violência.
O major Valetim, que monitorava os protestos, reconheceu que a maioria dos manifestantes protestaram de forma pacífica nesta quinta: “A gente sabe que a maioria vem em paz, mas infelizmente sempre se infiltram os baderneiros e começa isso”, disse o oficial.
Antes do confronto, os manifestantes permaneceram à frente da barreira de policiais por cerca de uma hora, cantando o hino nacional e gritando palavras de ordem, pedindo principalmente melhores condições de educação, saúde e segurança.
Um veículo da TV Diário, de Fortaleza, foi incendiado pelos manifestantes. Pessoas com ingresso para a semifinal da Copa das Confederações tiveram dificuldades para chegar no estádio. Um dos ônibus que levava torcedores para o Castelão foi depredado, deixando duas pessoas feridas.
Nenhum comentário: