Destaques de Hoje

Ceará

Russos estão interessados em fazer estaleiro em Camocim

Um grupo russo especializado em indústria naval está interessado em investir na construção de um estaleiro de grande porte no Ceará, em um projeto estimado em R$ 300 milhões. Os empresários planejam localizar o empreendimento no município de Camocim, e já se reuniram com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para apresentar seu interesse. Na segunda quinzena de agosto, o grupo deverá assinar um memorando de entendimentos com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), em São Petesburgo, na Rússia.

A interessada é a empresa JSC Shipbulding & Shiprepair Technology Center (SSTC), que tem experiência na indústria naval por meio da construção de navios de grande porte e submarinos, além de reparação de embarcações. A companhia tem relações comerciais e de pesquisa com mais de 30 países no mundo e já havia iniciado, em 2011, conversações com o Estado de Pernambuco e o Porto de Suape para parcerias nas áreas, mas as negociações não avançaram.

Foco em Camocim


O município de Camocim é um dos quatro pontos da costa cearense apontados por estudo da Transpetro como viáveis para a instalação de um estaleiro de grande porte. O investimento de R$ 300 milhões no empreendimento inclui os gastos com a preparação da infraestrutura na área que antes abrigava uma salina. Será preciso construir um canal de acesso até o mar, além de fornecimento de água e energia para o local.

O deputado informa que o município também está em busca de contato com outros investidores como plano reserva. "No caso de não conseguirmos um estaleiro de grande porte, poderíamos abrigar um estaleiro de reparos. Hoje, a reparação de embarcações brasileiras ocorre na China, e poderíamos trazer isso para cá", justifica.

Histórico


A captação de um estaleiro é uma das grandes buscas que o governo do Estado vem empreendendo desde a tentativa fracassada de instalar um empreendimento do tipo em Fortaleza. Na viagem realizada neste mês pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Cede), Alexandre Pereira, à Coreia do Sul, estava prevista uma visita a um estaleiro. Não há, contudo, informações se foi estreitado algum laço com possíveis investidores daquele país asiático nessa área.

Por Diário do Nordeste

Tags:

Leia Também

Nenhum comentário:

Comente algo

Scroll to top