Observações detalhadas da crosta do planeta estão em andamento desde que começou a missão Messenger. A sonda partiu em direção ao planeta em 3 de agosto de 2004. Desde então, ela fica entre a Terra, a Lua e Mercúrio, num complexo movimento que a impede de ser atraída pelo campo gravitacional do Sol. O objetivo é registrar dados que ajudem a entender a composição e a formação do planeta.
Atualmente, a sonda está em uma missão de um ano em torno de Mercúrio. Messenger orbita o planeta uma vez a cada 12 horas e preenche lacunas visuais deixadas pela última sonda a estar no planeta, a Mariner 10.
Messenger tem dois painéis solares para alimentação e um guarda-sol para mantê-lo fresco o suficiente para operar. Quando a missão terminar, a sonda vai cair na superfície do planeta.
Antes da missão Messenger, grande parte da superfície de Mercúrio era desconhecida. Isso porque o planeta era considerado distante demais para os telescópios terrestres observarem seus detalhes.
O vídeo é uma compilação de milhares de imagens de Mercúrio renderizadas em cores exageradas para contrastar melhor as diferentes características da superfície. Veja abaixo:
Nenhum comentário: