Destaques de Hoje

Ceará

Ciops registrou média de 100 mil trotes/mês no primeiro semestre


Os dados fazem parte do balanço da Ciops divulgado recentemente. De acordo com o Coordenador da Ciops, tenente-coronel PM Antônio Marinho Russo, o órgão recebe, por minuto, 14 ligações. Uma média de quase 20 mil em ligações por dia e, destas chamadas, 20% são trotes que movimentam órgãos da Segurança Pública.

Aeronave


Em 2012, as viaturas da Polícia Militar rodaram 180 mil quilômetros somente em ocorrências de trotes. "Quando um trote burla o sistema, acontece até de acionar uma aeronave", ressalta o coronel Russo. Apenas uma ligação pode movimentar diversos órgãos públicos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Perícia Forense, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e até mesmo o Sindiônibus.

O trote é um crime previsto nos artigos 266 do Código Penal que trata da interrupção ou perturbação do serviço telegráfico ou telefone; e artigo 340, que diz "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado". A pena para o ´troteiro´ é a detenção de um a seis meses, ou pagamento de multa. A Ciops informa que o perfil das pessoas que cometem o delito é de crianças que realizam as ligações no período escolar, de telefones públicos ou celulares.

Também há casos de pacientes psiquiátricos que ligam de dentro dos hospitais. A Ciops possui um mecanismo que é capaz de identificar o contato telefônico mesmo no caso do número ser inibido. Também existe a possibilidade de um mapeamento, nos casos dos telefones públicos, onde é solicitada uma diligência para o local do trote, que é feita nas situações onde a Ciops detecta imediatamente que não existe veracidade na ocorrência.


Tags: , , ,

Leia Também

Nenhum comentário:

Comente algo

Scroll to top