Destaques de Hoje

Ceará

Paciente é assassinado por menor na emergência de hospital em Fortaleza

Um homem morreu nesta quarta-feira (31) após ser alvejado com pelo menos três tiros no pátio do Instituto José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Testemunhas relataram que ele estava em uma maca, na emergência no hospital, aguardando para voltar para casa, pois tinha acabado de receber alta. Ele estava internado na unidade desde o último dia 28.

O autor dos disparos é um adolescente de 16 anos, que aguardava a vítima dentro do hospital. Após ser preso, o adolescente disse que cometeu o crime por que, segundo ele, a vítima já havia matado um primo e um irmão seus. O crime aconteceu por volta do meio dia.

Câmera de segurança flagra ação de "fantasma" dentro de loja

Câmeras de segurança de uma loja teriam flagrado um vulto que seria um fantasma. Produtos que estavam em prateleira flutuam e depois caem no chão sem haver nenhuma pessoa por perto.



Por Terra

Médicos de todo o país paralisam atividades contra medidas do governo

Médicos de pelo menos 16 estados e do Distrito Federal devem suspender nesta terça-feira (30) os atendimentos na rede pública e privada de saúde, segundo previsão da Federação Nacional dos Médicos (Fenam).

A expectativa é de que na quarta (31) ocorram protestos em outros quatro estados. A greve é para marcar posição da categoria contra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de medicina.

Apesar da greve, a Fenam, que representa 53 sindicatos ligados à classe médica, informou que orientou para que casos de urgência e emergência sejam atendidos. Os clientes de planos de saúde também serão afetados pela greve. É segunda vez, em um intervalo de uma semana, que a categoria cruza os braços em protesto contra decisões do governo federal.

Delegacia abandonada se torna ponto de uso de drogas em Sobral

Um local que deveria ser sinônimo de segurança, hoje reflete um cenário de destruição e descaso. Pessoas que residem no entorno de um prédio, que já foi uma delegacia, na cidade de Sobral, dizem que o espaço se transformou em um ponto de encontro de dependentes de drogas.

Em 2005, a delegacia parou de funcionar por falta de policiais. O delegado informou que foi forçado a fechar as portas da unidade.

“Não sabemos o que vamos encontrar aqui, o que se esconde na madrugada, nas noites. E, naturalmente, sentimos medo”, diz o presidente da Associação de Moradores do município, Bené Fernandes.

Hackers atacaram sites governamentais 672 vezes em 2013

Os ataques de hackers aos sites e portais da Administração Pública Federal (APF) se tornaram um problema quase corriqueiro na estrutura de informática governamental. Somente no primeiro semestre de 2013, as páginas do governo federal ficaram fora do ar 672 vezes – conforme relatório obtido pelo iG junto ao Centro de Tratamento de Incidentes de Segurança de Redes de Computadores (CTIR-Gov), departamento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Palácio do Planalto.
O grupo hacker Lulzsec Brazil, braço brasileiro do “Lulzsec” e que reivindicou ataques aos sites do governo em dezembro de 2012

Em média, as páginas do governo na internet ficaram inacessíveis uma vez a cada oito horas. A suspensão desses acessos é a segunda maior reclamação de incidentes de informática no governo. Entre janeiro e junho deste ano, cerca de 20% das reclamações repassadas ao CTIR-Gov foram relacionadas à “indisponibilidade de sítio”, segundo o relatório.

A reclamação mais recorrente é o chamado “abuso de sítio”, ou seja, problemas com a configuração dos sites (provocados por agentes externos ou não) e exposição de códigos fonte ou descobertas de eventuais vulnerabilidades nos sistemas. Esses casos foram responsáveis por 25% das notificações no primeiro semestre.

Ataques pró-manifestações


A reportagem do iG revelou, com base nos documentos do CTIR-Gov, 67 casos de vazamento de informações de órgãos federais no primeiro semestre . Nesses casos, houve vazamento de dados sigilosos e confidenciais do governo.

No dia 22 de junho, durante os protestos em todo o Brasil, por exemplo, o portal do governo federal sofreu ataque de hacker e ficou fora do ar por pelo menos uma hora. A invasão ocorreu por volta das 2h da manhã. A mesma situação ocorreu nos portais Receita Federal e Presidência da República. Ainda no dia 22, o site da Petrobrás ficou instável pela manhã e caiu durante a tarde.

Já no final de junho foram alvos de ataques os portais da Polícia Federal, Senado, Ministério dos Esportes, Ministério da Cultura, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e Ministério das Cidades. Parte desses ataques foi assumida por grupos como Fatal Error, Havittaja, Fail Shell e Anonymous.

Especialistas apontam, entretanto, que invasões desse tipo são consideradas menos danosas, porque o autor não consegue acesso a dados sigilosos, como nos casos de entrada dos sistemas de órgãos estratégicos.

Os hackers conseguiram apenas acesso remoto dos portais sem autorização ou simular um grande número de acessos, ocasionando a derrubada ou dificuldade de navegação por usuários reais – é o chamado DDoS (Distributed Denial of Service). “Em todos estes casos, o que houve foi acesso aos portais, não alcançando informações sigilosas, e/ou indisponibilização dos serviços”, avalia o secretário-geral da Comissão Especial de Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, Fernando Barreira.

Mistérios da humanidade: a arca de Noé

O filho de Lameque e o neto de Metusalém, Noé, aparece na décima geração depois de Adão. Noé tornou-se o centro de uma das mais conhecidas histórias da Bíblia. Ele e sua família viviam num mundo tão violento e pecador que Deus decidiu que não iria permitir que a raça humana existisse mais naquela época. Mas, no meio de tanta decadência, havia um homem-NOÉ-que tinha fé em Deus e vivia de acordo com as coisas de Deus. Tão justo era Noé que Deus lhe revelou seu plano e fez uma promessa de salvar a ele e a sua família. Deus deu um projeto de 120 anos a NOÉ e disse-lhe para construir uma arca porque iria fazer cair água do céu e inundar toda a terra. Noé fez tudo o que Deus lhe ordenou e com uma idade de 600 anos presenciou tudo acontecer de acordo com o que Deus havia lhe dito. E fez da arca sua casa durante os 40 dias de chuva sobre a terra “...e tudo o que havia fôlego de espírito de vida nos seus narizes, tudo o que havia no seco, morreu.” Gênesis 7:22. E assim foi até o sétimo mês, e no dia dezessete a arca repousou sobre os Montes de “Ararate”. Gênesis 8:4. E foram as águas minguando até o décimo mês. Essa é a história que conhecemos. Mas onde estará a “arca”? Por que ninguém consegue encontrá-la ainda mais hoje em dia num mundo de tantas tecnologias e satélites que podem tirar uma foto em nítida imagem de uma pessoa aqui na terra?

Pois o fato é! Realmente estão descobrindo várias evidências desde 1883 que realmente existe uma grande embarcação no monte Ararate na Turquia. Fotos tiradas de satélites, depoimento de pessoas que dizem realmente terem chegado até a arca e evidências como uma pedra que se parece uma âncora.

Também amostras da suposta madeira da arca estão sendo analisadas e muitas inscrições em rochas encontradas na região aos redores do monte servem de fatos de que realmente existe uma arca em algum lugar por ali.

Em 17 de junho de 1949 uma missão de rotina da Força Aérea Americana fotografou a mais de 4 mil metros de altura algo muito estranho. Os especialistas analisaram as fotos e emitiram um relatório chamado “anomalia do Ararate” e foi mantido em segredo por mais de 50 anos. Mas em 1993 Porcher Taylor um estudante especializado em satélites e diplomacia começou a fazer severas perguntas sobre esses arquivos. Ele acabou desco-brindo que junto com as fotos de 1949 também haviam outras fotos tiradas por um U-2 (avião-espião) e fotos de alta resolução tiradas pela CIA em 1973 usando o satélite militar KH-9 e até fotos mais sofisticadas tiradas pela CIA através do satélite KH-11 em 1976/1990/1992. Depois de muitos esforços o serviço de defesa liberou 6 fotos das tiradas em 1949 e não foram suficientes para provar se a anomalia era uma formação rochosa ou algo construído por mãos humanas. As fotos foram tiradas de muito longe e um pouco fora de foco (1949). Mesmo depois de outras tentativas usando um satélite comercial de alta precisão as fotos tiradas no verão de Out/99 (um dos mais quentes de todos os tempos na Turquia) ainda não davam para terem certeza sobre a anomalia encontrada no monte Ararat. A espessura de gelo é muito profunda e quase impossível para se obter uma foto nítida daquele lugar.


Se a arca existe, por que então eles não conseguem encontrá-la? E por que não se organiza uma grande expedição para desvendar tudo? Primeiro: porque durante quase todo o ano o Ararat é coberto de neve. Segundo: os terroristas curdos atrapalham e atacam expedicionários que se aventuram a subir o monte; aquela é uma região muito conturbada. Nos anos 90, mais de 6 mil pessoas morreram no monte e só existe permissão para subir do lado sul, enquanto a suposta arca está no lado norte.


Um geólogo Adventista uma certa vez declarou: Talvez a maior descoberta arqueológica de todos os tempos - a arca de Noé - esteja sendo preservada providencialmente para, no momento certo, ser revelada ao mundo como um monumento, prestando silenciosamente sua homenagem ao Criador e Mantenedor da vida, o mesmo Deus que amorosamente deseja implantar em nosso ser a Sua própria imagem, para que possamos habitar eternamente em Sua companhia, no Céu e na Nova Terra finalmente restaurados.

Papa deixa dois cheques de R$ 60 mil para hospital e comunidade

Não foram só sentimentos bons deixados pelo Santo Padre em sua passagem pelo Rio. Na visita à comunidade da Varginha, na quinta-feira, no Complexo de Manguinhos, o Papa Francisco doou um cheque de 20 mil euros (R$ 60 mil) para a paróquia São Jerônimo Emilliani. A notícia foi dada nesta segunda-feira pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.


Além da favela da Zona Norte da cidade, Sua Santidade entregou um segundo cheque no mesmo valor para o Hospital São Francisco da Penitência, na Tijuca, visitado por ele, na quarta-feira passada.


Segundo a instituição franciscana, o dinheiro será usado para montar uma sala de estabilização para atendimento de pacientes viciados em drogas. A unidade funcionará dentro do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental, PAI – Papa Francisco, que será inaugurado até o final de agosto..

A unidade ocupará um prédio de quatro andares no complexo hospitalar e terá capacidade para atender 80 pacientes. Todos os leitos devem ficar prontos em dezembro. Na Varginha, a doação deverá ser usada em melhorias na favela, a serem decididas pelo pároco Márcio Queiroz, junto com os moradores da região.

Veja técnicas de como superar a timidez

Quem vê o arquiteto Paulo Grossi cantando e dançando nos palcos em montagens amadoras de musicais como “Hair Spray” e “Glee” não imagina que, aos 10 anos, ele se retraía todo e tinha vontade de sair correndo a cada vez que lhe perguntavam algo na rua. Pedir uma informação, então, nem pensar. O irmão mais novo é quem tinha de tomar frente. Afinal, ele era um tímido assumido .


Sentimento natural do ser humano, a timidez tem origem em vários fatores, e seu grau pode ser uma questão cultural – os japoneses são os mais tímidos e os israelenses, os menos. Porém, quando ela atrapalha a vida das pessoas, é preciso ligar o botão de alerta. “Antes de mais nada, é importante procurar ajuda. A timidez pode ter um efeito de ‘maçã podre’, e atingir diversas áreas da vida do tímido”, explica o psicólogo Ailton Amélio, autor do livro “Relacionamento Amoroso: Como Encontrar Sua Metade Ideal e Cuidar Dela” (Publifolha).

A timidez surge de uma espécie de medo, seja ele de não ser aceito, de falar alguma besteira ou de desagradar. Essas inseguranças podem começar a ser moldadas na infância, e com mais força dependendo da criação. “O tímido tende a acreditar que não está à altura dos acontecimentos da vida. Sentimento que piora bastante caso a pessoa seja submetida a uma educação autoritária. Mas aí é que entram outras nuances mais discretas”, afirma Bruno Maron, autor do livro “Manual de Sobrevivência dos Tímidos” (Editora Lote 42). “Se você não é tutelado por uma força que impõe medo, ainda assim existe a chance de os seus tutores serem pessoas afrontadas por outras forças intimidatórias. Qualquer atmosfera carregada de medo tem as condições normais de temperatura e pressão para o desenvolvimento do vírus da timidez”, completa Bruno.

Mas, afinal, é possível deixar de ser tímido?
Existem várias maneiras de diminuir a timidez; ou, ao menos, aprender a conviver com ela. Ailton Amélio explica que, em seu consultório, ele ensina técnicas de discurso para falar em público ou conversar, utilizando a associação de ideias e reposição de assunto. Caso esqueça algo durante a fala, a associação faz com que o tímido saiba como prosseguir. “Essa é uma maneira de praticar temas que podem ser discutidos caso haja um ‘branco’ ao falar. Nessas horas, a ansiedade pode bloquear o pensamento e por isso é importante ter essa lista [de associações] gravada.”

Ao contrário do que se pensa, pessoas tímidas não têm déficit de habilidades; apenas têm receio de explorar seu potencial. “O importante é criar confiança e fortalecer esse sentimento diariamente”, diz Ailton. Para isso, além de técnicas mais objetivas, os tímidos podem recorrer a cursos menos específicos, mas que também têm bons resultados, como de oratória, de teatro, música e canto.

Foi o que fez Paulo Grossi para virar o jogo. “Desde criança já tocava alguns instrumentos, mas foi o canto e a atividade em grupo realizada no coral, com o trabalho cênico, que fez a grande diferença”, lembra o arquiteto, que hoje é também diretor de teatro do Grupo Singulari, com o qual apresenta números de canto e dança. A atividade permitiu que ele ganhasse mais cumplicidade nos relacionamentos interpessoais e pudesse ter maior entendimento de suas próprias limitações e potenciais, colocando-os à prova diante do público.

Além disso, Gross garante que o contato com o espelho nas aulas de dança ajudou, e muito, nesse processo. “É uma atividade que traz autoconhecimento. Assim você passa a se entender, se aceitar, se desafiar ou se encarar. E acredito que tudo isso contribui para superar a timidez.”


Outra alternativa são aulas de dança, como conta a professora Debora Cristina Silva, da escola Um Ponto de Dança, que criou uma turma especial para tímidos. “Os ritmos ensinados são forró, bolero, salsa; todos os que exigem a formação de um casal. O objetivo é facilitar a aproximação”, explica a professora. Para as aulas, ela utiliza jogos teatrais e brincadeiras para animar e relaxar a turma. “Nada de constrangedor, não permitimos brincadeiras que magoem”, completa.

Segundo Ailton Amélio, cerca de 40% dos tímidos têm uma remissão espontânea conforme crescem; ou seja, deixam de ser tímidos naturalmente. “A vida obriga a pessoa a se expor e a refazer sua imagem e do próprio mundo.” Porém, em casos em que isso não ocorre, é importante conseguir superar os medos. “A maioria dos tímidos têm medos que são fictícios. Nós ensinamos a superá-los com muito treinamento”, conta o psicólogo. Outro método utilizado por ele é a recriação de situações, isto é, reviver o fato e ensinar uma postura diferente ao tímido, para que ele saiba como lidar com algo semelhante no futuro.

A exposição gradual a situações sociais também é uma maneira de lutar contra a timidez excessiva. Ir a lugares com pessoas de interesses comuns, conversar sobre temas que domina com conhecidos e, dessa maneira, ir aprofundando o contato com desconhecidos, faz com que o tímido teste os seus limites e ultrapasse algumas fronteiras.

Quando uma pessoa é tímida, ela se reconhece como tal. Portanto, se alguém diz que é tímido, mesmo que não pareça, acredite. “A pessoa se identifica com a sua timidez, os outros acharem que ela não é faz com que tenha a impressão de falso inibido, piorando a autoestima”, comenta o psicólogo Ailton Amélio. Os tímidos têm muita consciência de si mesmo, e acham que tudo ao seu redor conspira para seu fracasso. É importante tentar sair dessa bolha e ver que o mundo, afinal, gira em torno de todos. “Convença-se: o mundo não está só esperando para ver qual é a próxima que você vai aprontar”, já dizia Luiz Fernando Veríssimo, tímido veterano, em sua “Carta aos Tímidos” (revista Época, 29/03/04).

É possível conviver com a timidez e atingir a excelência na área de sua escolha. Não é porque se é tímido que não se pode ser bem sucedido. Nomes de tímidos famosos como Woddy Allen, Reynaldo Giannechini, Johnny Depp, Lady Gaga e o próprio Luis Fernando Veríssimo são provas disso.

Por IG

Felipão convoca seleção para amistoso contra a Suíça

Luiz Felipe Scolari convocou 20 jogadores para o amistoso da seleção brasileira contra a Suíça, dia 14 de agosto, na Basileia. A novidade é o lateral-esquerdo Maxwell, do Paris Saint-Germain, único convocado que não esteve no grupo campeão da Copa das Confederações em junho. Dos 23 que participaram da campanha, quatro foram excluídos: Diego Cavalieri, Filipe Luís, Réver e Jadson.

A viagem dos jogadores que atuam no Brasil para a Suíça será no dia 11 de agosto, domingo. A seleção treina na terça-feira no Estádio Jakob Park, às 16h15 (11h15 de Brasília). A partida acontece na quarta-feira, dia 14, às 20h45 (15h45 de Brasília), no Estádio Jakob Park.

Veja a lista de convocados:

Goleiros:

Julio Cesar - Queens Park Rangers

Jefferson - Botafogo

Zagueiros:

Thiago Silva - Paris Saint Germain

David Luiz - Chelsea

Dante - Bayern de Munique

Laterais:

Daniel Alves - Barcelona

Jean - Fluminense

Marcelo - Real Madrid

Maxwell - Paris Saint Germain

Meio-campistas:

Fernando - Shakhtar Donetsk

Hernanes - Lazio

Luiz Gustavo - Bayern de Munique

Paulinho - Tottenham Hotspur

Meia atacantes/ atacantes:

Oscar - Chelsea

Jô - Atlético Mineiro

Lucas - Paris Saint Germain

Hulk - Zenit

Bernard - Atlético Mineiro

Fred - Fluminense

Neymar - Barcelona

Homossexuais não devem ser julgados ou marginalizados, diz Papa

O Papa Francisco disse nesta segunda-feira (29) que os homossexuais não devem ser "julgados ou marginalizados" e que devem ser integrados à sociedade.

Conversando com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma, Francisco também afirmou que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim.

"Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?", disse.

"O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem", disse. "Ele diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas que devem ser integrados à sociedade."

"O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies macônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema", disse.

As declarações foram feitas quando o Papa respondia a uma pergunta sobre o chamado lobby gay do Vaticano.

"Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay", brincou.

Com internet, o fim das estrelas de Hollywood pode estar se aproximando

Na complexa matemática dos estúdios de Hollywood, o ator Will Smith era tido como financeiramente confiável. Com histórico de bons resultados nas bilheterias - "Independence Day", "Homens de Preto", "À Procura da Felicidade", "Eu Sou a Lenda", entre outros -, Smith ganhou lugar entre as estrelas cujo nome no cartaz ou no trailer seria capaz de levar o público ao cinema.

Foi com certo choque que a indústria viu "Depois da Terra" , ficção científica estrelada por Smith e seu filho, Jaden, fracassar nas bilheterias norte-americanas - arrecadou menos da metade do orçamento de US$ 130 milhões (R$ 293 milhões).

Os recentes maus resultados do verão do hemisfério Norte também não pouparam outra estrela consolidada - Johnny Depp, de "O Cavaleiro Solitário" - e duas em ascensão - Channing Tatum, de "O Ataque", e Ryan Reynolds, de "R.I.P.D."

É cedo demais para proclamar o "fim das estrelas de cinema" - afinal, os sucessos do verão hollywoodiano incluem "As Bem-Amadas", com Sandra Bullock, "Guerra Mundial Z" , com Brad Pitt, e "Homem de Ferro 3" , com Robert Downey Jr. Mas o fracasso de longas capitaneados por atores tidos como rentáveis é um sinal de que o poder dos "movie stars" já não é tão aparente.

Este momento de transição apresenta uma série de obstáculos às velhas e novas estrelas que cada vez mais lutam por relevância. Por um lado, têm de se adaptar às novas tendências de Hollywood, como a aposta em franquias e a maior importância do mercado internacional. Por outro, veem a internet e os avanços tecnológicos criarem novas plataformas de entretenimento e a oportunidade de fama para qualquer mortal munido de um celular e uma conta no YouTube.

Por muito tempo, tal situação pareceu inconcebível. O fascínio pelas estrelas começou quase junto com o cinema, ainda que no início nenhum nome de ator fosse divulgado ao público. Tudo mudou na década de 1910, quando Florence Lawrence deixou de ser conhecida como "garota Biograph", em referência ao estúdio onde trabalhava, e se transformou na primeira "movie star" da história.

De lá para cá, não faltaram estrelas, a começar por Mary Pickford, Douglas Fairbanks e Charlie Chaplin, principais nomes do cinema mudo.

Durante o "studio system", que teve seu auge nos anos 1930, estúdios tinham contrato de exclusividade com atores como Cary Grant, Clark Gable e Bette Davis, escalando-os para papéis nos quais o público estava acostumado a vê-los (as chamadas "personas" cinematográficas) e cuidando para que segredos como a homossexualidade do galã Rock Hudson ou o caso extraconjugal de Gable e Joan Crawford não fossem revelados.

Com o passar dos anos, os atores ganharam maior controle sobre as próprias carreiras, e continuaram motivando o público a ir ao cinema. Marlon Brando, Paul Newman, Tom Cruise, Harrison Ford, Julia Roberts, Tom Hanks, George Clooney, Angelina Jolie: para cada época, determinados rostos foram marcantes.

Ciops registrou média de 100 mil trotes/mês no primeiro semestre


Os dados fazem parte do balanço da Ciops divulgado recentemente. De acordo com o Coordenador da Ciops, tenente-coronel PM Antônio Marinho Russo, o órgão recebe, por minuto, 14 ligações. Uma média de quase 20 mil em ligações por dia e, destas chamadas, 20% são trotes que movimentam órgãos da Segurança Pública.

Aeronave


Em 2012, as viaturas da Polícia Militar rodaram 180 mil quilômetros somente em ocorrências de trotes. "Quando um trote burla o sistema, acontece até de acionar uma aeronave", ressalta o coronel Russo. Apenas uma ligação pode movimentar diversos órgãos públicos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel (SAMU), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC), Perícia Forense, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e até mesmo o Sindiônibus.

O trote é um crime previsto nos artigos 266 do Código Penal que trata da interrupção ou perturbação do serviço telegráfico ou telefone; e artigo 340, que diz "provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado". A pena para o ´troteiro´ é a detenção de um a seis meses, ou pagamento de multa. A Ciops informa que o perfil das pessoas que cometem o delito é de crianças que realizam as ligações no período escolar, de telefones públicos ou celulares.

Também há casos de pacientes psiquiátricos que ligam de dentro dos hospitais. A Ciops possui um mecanismo que é capaz de identificar o contato telefônico mesmo no caso do número ser inibido. Também existe a possibilidade de um mapeamento, nos casos dos telefones públicos, onde é solicitada uma diligência para o local do trote, que é feita nas situações onde a Ciops detecta imediatamente que não existe veracidade na ocorrência.


Ataque ao BB de Baturité nesta madrugada foi a 41ª ação neste ano

Mais um banco foi explodido por grupo armado no Ceará. Dessa vez, a agência do Banco do Brasil de Baturité, a 93 km de Fortaleza, foi o alvo dos criminosos. Com este, já são 41 bancos atacados somente neste ano de 2013.

Um grupo formado por cerca de 20 indivíduos portando fuzis e coletes à prova de balasex
plodiu a agência, danificando e comprometendo todo o prédio.

A ação aconteceu na madrugada desta segunda-feira (29). Além dom banco, dois carros ainda foram incendiados próximo ao destacamento policial.

Após atacar o banco, o grupo fugiu em pelo menos 3 veículos. A quantia levada não foi revelada. A polícia realiza diligências na região na tentativa de localizar e capturar os indivíduos.

Por Diário do Nordeste, com imagem de Sobral 24 horas

Novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5 começam a circular nesta segunda

As novas cédulas de R$ 2 e R$ 5 começam a circular pelo País nesta segunda-feira, conforme anúncio do Banco Central (BC) da últma semana. A chamada Segunda Família de cédulas foi lançada em fevereiro de 2010 com o objetivo de evitar falsificações.

As novas notas têm tamanhos diferentes das antigas, sendo que a de R$ 2 é a menor delas, com 12,1 centímetros de largura por 6,5 centímetros de altura. Já a de R$ 5 tem 12,8 centímetros de largura por 6,5 centímetros de altura. Todas as cédulas da Primeira Família do real tinham 14 centímetros de largura por 6,5 centímetros de altura. Segundo o BC, além dos tamanhos diferenciados, as novas cédulas possuem elementos de segurança mais modernos e mais fáceis de verificar.

Segundo o BC, os principais dispositivos de segurança das cédulas são a marca d'água, quebra-cabeça - no qual aparece o valor da nota quando ela é colocada contra a luz -, marca tátil, impressão em alto relevo e elementos fluorescentes.

As notas de R$ 50 e R$ 100 foram lançadas ainda em 2010, porque, segundo o governo, as antigas eram mais suscetíveis à falsificação. A previsão inicial era de que todas as novas cédulas estivessem em circulação em um período de dois anos, prazo que não foi cumprido. De acordo com o BC, as cédulas já existentes continuarão valendo até a substituição integral.

O BC lançou, em junho deste ano, o site http://www.dinheirobrasileiro.bcb.gov.br/segunda-familia-cedulas.html, para que os brasileiros pudessem tirar dúvidas sobre as novas cédulas.

Governo Cid tem 40% de ótimo ou bom e fica em 3º entre 11 estados


A administração do governador Cid Gomes (PSB) alcança 40% de percentual ótimo ou bom na pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ele fica atrás de seu colega de partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato a presidente da República, cujo índice de ótimo ou bom atinge 58%. O segundo colocado é paranaense Beto Richa (PSDB), que obteve 41% e fica tecnicamente empatado com Cid.




Os percentuais dos que consideram o desempenho das administrações estaduais regular, ruim ou péssimo não foi divulgado pelo Ibope.




A pior avaliação entre os 11 estados pesquisados é do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que fica com 12% de ótimo ou bom. Na sequência, as administrações menos populares são do goiano Marconi Perillo (PSDB), com 21%, do gaúcho Tarso Genro (PT), com 25%, e do paulista Geraldo Alckmin (PSDB), com 26%.




A pesquisa também analisou o impacto das manifestações sobre a avaliação dos governadores. O resultado reflete a mesma lógica: Sérgio Cabral, que vem sendo alvo de frequentes protestos, é o pior avaliado (29% de ótimo ou bom), seguido por Perillo (34%) e Alckmin (40%).




Como não há pesquisa prévia em relação aos governadores, não é possível estabelecer comparação que permita mensurar a queda (ou crescimento) na popularidade deles.




A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Papa critica ‘pacificação’ de favelas e desigualdade e dá apoio a manifestantes

O papa Francisco atacou a estratégia de "pacificação" das favelas no Rio de Janeiro, alertando que, enquanto a desigualdade social não for resolvida, "não há paz duradoura". Nesta quinta-feira, 25, em plena Favela da Varginha, no Rio, ele fez um dos discursos de cunho social mais importantes de seu pontificado e convocou os jovens a continuar pressionando por melhorias, em um sinal de seu apoio aos manifestantes que tomaram as ruas do Brasil desde junho.

O papa ainda completou: a grandeza de uma nação só pode ser medida a partir de como ela trata seus pobres, numa referência indireta à insistência do governo de vender o Brasil como uma das maiores economias do mundo e, ao mesmo tempo, não dar uma solução às suas favelas.

Francisco chega a reconhecer os avanços sociais promovidos pelo governo. Mas alerta que isso ainda não é suficiente e que a pacificação de favelas, como a que ele visita, não pode ser feita com armas. "Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo, incluindo as mais sofridas e necessitadas, através do combate à fome e à miséria", disse.

Pacificação. "Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que ignora, que deixa à margem, que abandona na periferia parte de si mesma", declarou ainda o papa durante o discurso. E alertou: "Uma sociedade assim simplesmente empobrece a si mesma, perde algo de essencial para si mesma."

O papa disse ainda que "somente quando se é capaz de compartilhar é que se enriquece de verdade". "Tudo aquilo que se compartilha se multiplica. A medida da grandeza de uma sociedade é dada pelo modo como esta trata os mais necessitados, que não tem outra coisa senão a sua pobreza."

Manifestações. Ele ainda manifestou seu apoio a todos aqueles no Brasil que lutam por mudanças sociais, em uma referência aos protestos que ganharam as ruas do País desde junho.

Atacando a corrupção e o fato de a periferia ser abandonada por políticos, o papa deixou claro que a Igreja vai apoiar o movimento mais amplo de exigências por melhorias. Fontes no Vaticano confirmaram ao Estado que essa foi a forma pela qual o papa optou por lançar seu recado aos manifestantes. A opção foi a de evitar a palavra "protestos", mas ainda assim fazer um apelo para que a pressão contra a classe dirigente continue.

"Aqui, como em todo o Brasil, há muitos jovens", disse. "Vocês possuem uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam de corrupção, com pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram o seu próprio beneficio", declarou.

"Também para vocês e para todas as pessoas eu repito: nunca desanimem, não percam a confiança", insistiu. "A realidade pode mudar, o homem pode mudar."

Francisco ainda apelou à população que não se deixa "acostumar ao mal, mas a vencê-lo". O papa ainda garantiu: "Vocês não estão sozinhos, a Igreja está com vocês, o papa está com vocês".

Às autoridades, o apelo foi para que "trabalhem por um mundo mais justo". "Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades que ainda existem no mundo", disse. "Não é a cultura do egoísmo, do individualismo, que regula nossa sociedade. Mas sim a cultura da solidariedade", insistiu.

Educação. O papa ainda aproveitou seu discurso na favela para voltar a defender alguns dos pilares do dogma da Igreja: a família e a vida, "que deve ser sempre tutelado e promovido".

O papa pediu uma educação de qualidade e com valores, e não apenas um sistema que tem como metas "uma simples transmissão de informações com o fim de gerar lucros".

Thiaguinho é diagnosticado com tuberculose

O resultado dos exames do cantor Thiaguinho foi divulgado nesta quinta-feira (25). De acordo com o Relatório Médico, ele foi diagnosticado com Tuberculose pleural (forma não transmissível). Ainda segundo o documento, ele está bem e iniciará um tratamento específico.

Thiaguinho deu entrada no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, no dia 18 de julho com quadro de pneumopatia. No dia 19 ele foi submetido a uma broncoscopia e a uma pleuroscopia diagnósticas, e na manhã de domingo (21) recebeu alta. Ele permanece de licença médica até o dia 4 de agosto.

Quando saiu do hospital, o músico usou seu perfil no Instagram para agradecer ao apoio dos amigos, dos fãs, da família e da noiva, Fernanda Souza, que o apoiou nos momentos em que sentiu "medo".

Enquanto Sheila Carvalho participa de "A Fazenda", seu marido é que "pula a cerca"


A confissão de Tony Salles de que traiu mesmo a mulher, Scheila Carvalho, e o fato de ter chamado Kamyla Simioni de "oportunista" deixaram a amante revoltada. Logo após a publicação do desabafo do pagodeiro, Kamyla resolveu responder ao cantor por meio de sua página no Facebook e ainda fez uma ameaça.

"Oportunista? Caso isolado? Ah, para né, Tony Salles. Será que eu conto o que você estava fazendo na semana em que a Scheila perdeu o Bryan? Se prepara porque agora vai ficar feio...", disse. Para quem não se recorda, a ex-dançarina do É O Tchan perdeu um filho em 2008, que havia nascido aos sete meses, mas morreu de insuficiência renal após passar por duas cirurgias.

Kamyla revelou que conheceu o cantor em Belo Horizonte há seis anos. Ela disse que eles já se encontraram várias vezes e que a foto em que dois aparecem no maior amasso é de dois meses atrás. "Uma coisa é certa. Ele deve estar mesmo arrasado porque vai perder a barbada da vida que a Scheila dá para ele. E ouve o que eu estou te dizendo. A mulher dele ainda vai acabar ganhando o programa por minha causa. Ela lá e o marido aqui pulando a cerca, né?", disse a morena.
Com tantas revelações sobre a vida pessoal do cantor vindo à tona nesta semana, a jovem afirmou ao site EGO que está recebendo ameaças. "Ele está no veneno comigo. Já fez até ameaça. Ligou para um amigo que temos em comum e disse que estava em turnê nos Estados Unidos, mas já tinha cancelado os shows que ia fazer para vir a Belo Horizonte. Falou que estava até com medo do que podia fazer comigo. Estarei aguardando", declarou.

Mais um banco é atacado no Interior do Ceará e já são 40 em 2013

Cerca de 8 indivíduos armados invadiram a cidade de São João do Jaguaribe, a 215 km de Fortaleza, na madrugada desta sexta-feira (26) e roubaram uma agência avançada do banco Bradesco. Esta é a 40ª ocorrência de ataque a banco em 2013 no Ceará.

Eram por volta de 1h quando os indivíduos, divididos em 2 motos e um carro, dividiram-se em duas frentes. Uma parte foi até o destacamento policial da cidade, que contava apenas com 3 agentes naquele momento, e metralhou o local, destruindo a viatura e deixando os policiais fora de combate.

Enquanto a polícia era acoada, a outra parte do grupo dirigiu-se até o banco, explodindo o caixa eletrônico. Na fuga, puseram fogo no carro e o deixaram para trás, na localidade de Melões.

A polícia trabalha nas buscas pelo grupo, que teria fugido rumo à cidade de Jaguaretama. De acordo com o comandante da operação, major Sérgio da 4ª cia do 1º BPM de Limoeiro do Norte, não houve feridos na ação e os criminosos ainda deixaram um rastro de dinheiro espalhado pelo chão da agência bancária. Dentro do banco, ainda foi encontrada uma bomba caseira intacta.

Dois bancos roubados na quinta-feira


Duas agências bancárias foram atacadas, no Interior do Estado, na última quinta-feira (25). Em uma delas, os criminosos utilizaram artefatos para explodir os caixas eletrônicos. Na outra, os ladrões armados renderam um dos seguranças e roubaram sua arma e o colete à prova de balas. Em seguida, levaram o dinheiro que havia na bateria dos caixas e pertences dos clientes da agência.

Com informações do editor do caderno de Polícia, Fernando Ribeiro e do radialista Richard Lopes, via Diário do Nordeste com Imagem Ilustrativa

Barbosa explica 'deselegância' com Dilma na recepção ao Papa


Joaquim Barbosa sentiu-se na obrigação de explicar em detalhes o curto-circuito que explodiu nas redes sociais desde que, na cerimônia de recepção ao papa anteontem, ele teria agido de modo deselegante com Dilma Rousseff, ao não estender a mão à presidente pouco antes de cumprimentar Francisco.

Sua assessoria preparou uma nota oficial em que dá sua versão do que ocorreu. Eis alguns trechos:

*”Com base em imagens de TV captadas a partir de determinado ângulo, foram criadas versões sobre o comportamento do ministro que não encontram amparo na realidade. O ministro repudia a interpretação de que teria sido deselegante com a presidente e ratifica seu respeito pelos poderes constituídos.”

*(…)foi feito o convite para que o Presidente do STF comparecesse à cerimônia de recepção ao papa Francisco, convite que foi prontamente aceito. No dia da cerimônia, logo ao chegar ao Palácio da Guanabara, o ministro Joaquim Barbosa depois de cumprimentar outras autoridades presentes, foi convidado a dirigir-se à sala privativa onde se encontrava a presidente (…)

*Por ocasião dos cumprimentos, o ministro apertou respeitosamente a mão do Santo Padre, e trocou discreto sorriso com a presidente. Isso porque avaliou não ser necessário novo cumprimento protocolar, uma vez que isso já havia ocorrido por ocasião de sua chegada ao Palácio.”

Por Lauro Jardim

Neve no Brasil? Marca de papel higiênico vira alvo e ganha meme

O frio chegou, minha gente! Cerca de 80 cidades da região Sul do país viram neve na madrugada de segunda (22) para terça-feira (23). Nesta quarta, São Paulo registrou a temperatura mais baixa desde 2001! Mas como nosso Brasil é grande demais e o Sol bate mais forte nas regiões Norte e Nordeste, nem todo mundo precisou tirar o casaco do armário. E a piada, é claro, já rola solta na internet. O alvo da vez é a marca de papel higiênico Neve, que vem substituindo a neve de verdade em imagens bem-humoradas nas redes sociais. Confira algumas:

@russomano2013: "ATENÇÃO!!! Neve em Canoas agora de tarde!" (Foto: Reprodução/Twitter)


Várias pessoas: "Boneco de neve" (Foto: Reprodução/Twitter)


@fzani: "Neve na serra" (Foto: Reprodução/Twitter)


Várias pessoas: "Neve em Gramado" (Foto: Reprodução/Instagram)


Várias pessoas: "Neve na rua" (Foto: Reprodução/Instagram)


@likaxeips: "Acordei e me deparei com neve na minha varanda" (Foto: Reprodução/Instagram)


@viitoriaadias: "Boneco de neve nível: Teresopolitano" (Foto: Reprodução/Instagram)


@lourendaniel: "chovendo neve aqui em curitiba" (Foto: Reprodução/Twitter)


@eltonliberator: "Boneco de neve" (Foto: Reprodução/Instagram)


@sedinaldown: "NEVE EM CUIABÁ! A cidade registrou o dia mais frio dos últimos 30 anos" (Foto: Reprodução/Twitter)


@instagranzin: "pra quem achava que não tinha neve, acordei curtindo uma neve hoje" (Foto: Reprodução/Twitter)


@laryssajc: "Neve em Palmas/To" (Foto: Reprodução/Instagram)


@lihvalente: "Tah nevando mtooooo na minha casa" (Foto: Reprodução/Instagram)


@jonnasalan: "Tá tão frio que tem #neve na minha janela!" (Foto: Reprodução/Instagram)

Brasil deveria focar menos em médicos e mais em enfermeiras, diz especialista

O Ministério da Saúde brasileiro está focando excessivamente na falta de médicos e deveria seguir o exemplo de países que investiram na formação de agentes comunitários e enfermeiras como forma de preencher gargalos no atendimento à população.

Essa é a opinião de Ilona Kickbusch, diretora do Programa de Saúde Global do Instituto Universitário de Altos Estudos Internacionais (IHEID, na sigla em francês), em Genebra.

A especialista vê o Sistema Único de Saúde (SUS) como "modelo internacional quando o assunto é cobertura universal de saúde", mas prevê a necessidade de um novo plano nacional de saúde que desenvolva um sistema "mais horizontal, menos focados em médicos, mais participativo, que use tecnologias de maneiras inovadoras e seja mais voltado para prevenção".

"O governo federal precisa agora traçar um plano envolvendo a sociedade civil, as autoridades locais, as associações de profissionais de saúde. Assim como aconteceu uma iniciativa histórica para a criação do SUS, é momento de uma forte mudança nacional, não bastam atos simbólicos" disse ela à BBC Brasil.

Para Kickbusch, o programa Mais Médicos, que visa levar profissionais para regiões necessitadas e prevê a contratação de até 12 mil médicos - que eventualmente poderão ser estrangeiros - tem foco exacerbado nos médicos.

"A questão não é apenas sobre médicos, mas sobre agentes de saúde comunitários, enfermeiras e outros profissionais de saúde. Até porque grande parte dos problemas de saúde do Brasil hoje são doenças crônicas, para as quais o tratamento ou prevenção não necessariamente necessitam de um médico", disse.

Experiência escandinava

Ela cita como exemplo a experiência dos países escandinavos, que nos últimos dez anos têm investido crescentemente na ampliação do quadro de profissionais de saúde comunitária.

Segundo a especialista, é raro que médicos estejam dispostos a servir em áreas remotas ou rurais. Estimativas da OMS mostram que a oferta de médicos em áreas urbanas é de oito a dez vezes maior que nas zonas rurais.

A ideia de obrigar médicos e estudantes de medicina a trabalhar em áreas remotas, que está sendo contemplada no Brasil com um projeto em andamento no Congresso, encontrou resistência em outros países, como conta Jesse Bump, professor do Departamento de Saúde Internacional da Universidade de Georgetown, em Washington.

"É difícil ter esquemas ou políticas que obriguem os médicos a trabalhar em áreas rurais ou remotas. Alguns países tentaram isso, o Egito foi um deles, mas é muito difícil porque as pessoas têm direito de liberdade de movimento, é um assunto delicado".

Países como África do Sul optaram por trazer médicos cubanos ao país, por não conseguirem incentivar médicos a se estabelecer em áreas rurais.

"Houve muita reclamação das associações de médicos sul-africanos, de que isso iria prejudicar o mercado nacional. Os mesmos argumentos que se ouve hoje no Brasil", diz Bump.

Para o Brasil, na opinião de Bump, a eventual opção pela contratação de médicos cubanos seria apenas uma solução "para mitigar a situação, por dois ou três anos".

"No longo prazo, é preferível o investimento em profissionais locais. É preciso um plano nacional que preveja a saída dos profissionais cubanos e o que acontecerá depois. A medida dá uma janela de três a cinco anos para o governo estabelecer uma estratégia nacional que deve incluir a dimensão educacional", complementa Kickbush.

Clínica geral x especialização


A preferência dos profissionais pela especialização - mais rentável - em detrimento do atendimento como clínico geral tem sido um problema para o Ministério da Saúde, mas também causa dores de cabeça em outros países.

Kickbush diz que "ninguém quer ser clínico geral, isso acontece aqui na Suíça, no Quênia, no Brasil, em todo lugar". "A profissão de médico hoje valoriza as especializações, há poucos clínicos gerais e eles não são valorizados".

Ela propõe soluções como as implementadas na China, que prevê incentivos para o trabalho em áreas rurais.

Tasso lidera no Ibope para governo e Senado em 2014

O eleitor do Ceará ainda não vislumbra candidato para o Governo do Estado, faltando menos de um ano para o início da campanha eleitoral de 2014. Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra que nenhum possível candidato ultrapassa 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O único nome a aparecer acima desse patamar é o governador Cid Gomes (PSB), com 6% - mas ele não poderá mais concorrer. Já 69% dos pesquisados não saberiam em quem votar.

A pesquisa estimulada, contudo, mostrou a força do nome de Tasso Jereissati (PSDB). Três vezes governador e ex-senador, ele anunciou que não voltará a disputar cargos eletivos. Contudo, venceria no 1º turno em todos os cenários em que aparece, com percentuais entre 45% e 51%.


Um dos responsáveis por derrotar Tasso na disputa pelo Senado em 2010, Eunício Oliveira (PMDB) aparece em segundo nas simulações contra o tucano, oscilando entre 20% e 26%. Sem Tasso na disputa, ele venceria no 1º turno.


Possíveis alternativas do PSB de Cid, o ministro Leônidas Cristino tem 4% e o secretário Mauro Filho, 6% nas simulações com Tasso e Eunício. Sem o tucano, Leônidas alcança 10% contra p peemedebista. Mauro chega a 16%.

"Não tenho vocação para ditador", diz Cid no Twitter

Em conversa com internautas, por meio de vídeo, na rede de microblogs Twitter, o governador Cid Gomes (PSB) afirmou ontem que não tem vocação para ditador.

“Ditador por quê? Muito pelo contrário, se tem uma coisa que não tenho vocação é pra ser ditador... São esses chavões que, por falta de argumentos, se colocam”, disse.

Ele voltou a defender, também, a construção do aquário na Praia de Iracema. “O Acquario é pra qualificar o turismo. Não dá para defender turismo de exploração sexual”, argumentou. Na avaliação dele, a Praia de Iracema atualmente está inviável, sem receber turistas.

Sobre os índices de violência, Cid disse que conta com apoio da Polícia Federal para desarticular a rede de tráfico de drogas que, segundo ele, é a principal causa de homicídios dolosos no Estado.

Ronaldinho desabafa e rebate críticas após título inédito

Com lágrimas nos olhos, Ronaldinho Gaúcho não se conteve ao fim das cobranças de pênalti que levaram o Atlético-MG ao inédito título da Copa Libertadores. Em tom de desabafo, o meia-atacante rebateu os críticos e disse ter dado a volta por cima no time dos "renegados" ao faturar o troféu que ainda não tinha em sua vitoriosa carreira.

"Era o que faltava para mim. Todos diziam que eu estava acabado. Voltei para o Brasil para isso. Diziam que éramos um time de renegados. Agora quero ver falarem isso da gente...", declarou Ronaldinho. "Passa um filme na cabeça, muita coisa, voltei para o Brasil para conquistar o que não tinha conquistado. E quando a gente conquista dá uma sensação de trabalho realizado".



Ronaldinho exaltou a parceria com Jô, que se sagrou artilheiro da Libertadores, com sete gols. "Há pouco tempo, diziam que o Jô estava acabado. O Jô voltou à seleção, foi campeão, artilheiro agora. Está mostrando que nem sempre é o atleta que está errado. Muitas coisas extra-campo fazem com que o jogador não consiga mostrar tudo que pode dentro de campo", afirmou, referindo-se aos problemas de disciplina que tiraram o atacante do Internacional. Após ser dispensado, Jô foi contratado pelo Atlético.

Ronaldinho dedicou ainda o sonhado título da Libertadores à torcida que lotou o Mineirão nesta noite. "No momento mais difícil da minha vida, essa torcida me abraçou. É a maior alegria dar este título a eles", disse o meia, cuja mãe enfrentou problemas de saúde nos últimos meses".

O meia-atacante é um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Conquistou os principais títulos europeus incluindo a Liga dos Campeões, se sagrou campeão mundial junto com seleção brasileira em 2002 e foi eleito o melhor do mundo duas vezes (2004 e 2005).

Papa se diz contra a liberação das drogas e chama traficantes de mercadores da morte



Na visita ao Hospital São Francisco de Assis, na zona norte do Rio, o papa Francisco atacou nesta quarta-feira, 24, os projetos de liberalização das drogas na América Latina e acusou traficantes de serem os "mercadores da morte". Na primeira vez que fala publicamente sobre o problema das drogas desde o início de seu pontificado, o argentino deu as primeiras indicações de que, se seus gestos são novos e sua simpatia o transformou em um ícone global, ele não está disposto a mudar posições tradicionais da Igreja.

Papa se despede dos fiéis após inauguração de Pólo de Atenção Integral do Hospital São Francisco

A crítica à liberalização das drogas ocorreu enquanto visitava o hospital, que atende dependentes de drogas, e depois de se reunir com cinco pacientes.

"Não é deixando livre o uso de drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química", declarou. Países como o Uruguai já liberalizaram o consumo de maconha, enquanto outros na região avaliam propostas similares.

Para ele, a solução não vem da liberalização, mas de uma estratégia para "enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança ao futuro".

Na avaliação de vaticanistas, Francisco começa a revelar com esse discurso que, apesar de ser tido como reformador, adotará posturas tidas como conservadoras em diversos setores sociais e desafios.

Mas o papa não deixou também de atacar o narcotráfico. "São tantos os 'mercadores da morte' que seguem a lógica do poder e do dinheiro a todo custo", disse. "A chaga do tráfico de drogas, que favorece a violência e que semeia a dor e a morte, exige da inteira sociedade um ato de coragem", insistiu.

Não é a primeira vez que um papa ataca de forma frontal os narcotraficantes. Em 2007, quando Bento XVI esteve no Brasil, ele alertou que essas pessoas teriam de enfrentar a Deus no juízo final.

Parábola. O papa Francisco ainda atacou o egoísmo da sociedade por não dar atenção suficiente aos dependentes de drogas. "Precisamos abraçar quem tem necessidade", disse. "Há tantas situações no Brasil e no mundo que reclamam a nossa atenção, cuidado, amor, como a luta contra a dependência química", declarou. "Frequentemente, porém, nas nossas sociedades, o que prevalece é o egoísmo", afirmou.

Francisco cita a parábola do Bom Samaritano, que fala de um homem atacado por assaltantes e deixado quase morto ao lado da estrada. "As pessoas passam, olham, mas não param. Indiferentes, seguem o seu caminho. Não é o problema deles".

O papa aponta para o centro de tratamento como exemplo do Bom Samaritano e lembra que São Francisco de Assis abriu mão de sua riqueza justamente depois que, quando jovem, abraçou um leproso.

"O jovem Francisco abandonou riquezas e comodidades do mundo para fazer-se pobre no meio dos pobres, entende que não são as coisas, o ter, os ídolos do mundo a verdadeira riqueza e que estes não dão a verdadeira alegria, mas sim seguir a Cristo e servir aos demais", disse. "Em cada irmão e irmã em dificuldades, abraçamos a carne sofredora de Cristo. Hoje, neste lugar de luta contra a dependência química, quero abraçar cada um de vocês".

Francisco garante que a Igreja está ao lado deles. Mas, na avaliação do papa, parte da responsabilidade em se recuperar é do próprio dependente. "Você é o protagonista da subida. Esta é a condição imprescindível. Você encontrará a mão estendida de quem quer lhe ajudar. Mas ninguém pode fazer a subida no seu lugar", declarou. "A travessia é longa e cansativa, mas olhem para frente. Não deixem que lhes roubem a esperança. Mas também digo: não roubemos a esperança, pelo contrário, tornemo-nos todos portadores de esperança."

Camocim Foto-Galeria da Semana #3

Avenida Beira-Mar de Camocim. A imagem desta semana foi retirada do blog Book Camocim, o qual contém fotos maravilhosas de nossa cidade por ângulos e cores de encher os olhos. Clique na imagem para acessá-lo.
Envie sua foto para diariodecamocim@gmail.com


A violência não está longe da Avenida Beira-Mar de Camocim. Saiba se proteger

Camocim ainda pode ser considerada uma cidade tranquila? Com o avanço do tráfico de drogas na cidade e o número cada vez maior de usuários de drogas o sossego da nossa pequena cidade está ameaçado. Um dos grandes problemas que a população tem enfrentado é prática de roubos e furtos, grande parte deles cometidos por bandidos usuários, que agem para sustentar o vício. O objeto preferido deles tem sido o telefone celular.

Mesmo sabendo dessa onda de violência, infelizmente algumas pessoas ainda confiam em andar pelas ruas da cidade distraídas com a atenção voltada para o aparelho. Esse comportamento atrai os bandidos, principalmente em locais de pouco movimento.

A Avenida Beira-Mar, cartão postal da cidade, é um dos locais preferidos da marginalidade. Não por acaso, pois além da quantidade de pessoas que ali circulam diariamente, há muito mato próximo do local, que serve de esconderijo para os assaltantes.

Mesmo assim,  não é difícil encontrar pessoas imprudentes, "dando mole" com objetos de valor, dispensáveis para a prática de cooper. Sugiro que quando for sair de casa, o leitor reflita se é realmente necessário certos objetos. A máxima de que é melhor prevenir do que remedia nunca foi tão atual.

Com imagem de Book Camocim

Câmera flagra ataque fatal de tubarão à turista no Recife

Vídeo amador flagra o momento exato em que a jovem Bruna da Silva Gobbi, de 18 anos, sofre o ataque de um tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife.
O local é repleto de placas informando o perigo e aconselhando aos banhistas para não entrar no mar, já foram 59 ataques desde 1992. O Corpo de Bombeiros informou que alertou a família da sobre a área de risco eles se recusaram a sair do mar.

Fonte R7 via Sedentário, com imagem de Isso é Bizarro

Corpo de Dominguinhos é velado em São Paulo




O corpo do sanfoneiro, compositor e cantor Dominguinhos está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Ibirapuera, na zona sul da capital, desde as 6h. Ele morreu ontem (23), aos 72 anos, em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas. O cantor estava internado no Hospital Sírio-Libanês, desde o dia 13 de janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife.

O corpo de Dominguinhos será velado em São Paulo até as 16h, e em seguida levado para Recife de avião. Na capital pernambucana, o corpo do músico será velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. De acordo com a viúva, Guadalupe Mendonça, o enterro não deve ocorrer antes de sexta-feira (26). “O povo não vai deixar sepultar antes, porque o povo é louco por ele, há uma admiração e um amor muito grande do povo de lá por ele”. O voo que levará o corpo de Dominguinhos para Recife parte às 23h10 do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Guadalupe lembrou a dedicação do cantor à música.“Me aborreci certo momento na vida com ele por ser um marido ausente, mas quando eu descobri que ele nunca ia ser de ninguém e que era do povo, fomos mais felizes”.

O filho de Dominguinhos, Mauro José Silva de Moraes, destacou a importância do pai na música brasileira. “Ele era muito humilde, respeitava muito as pessoas, fora a musicalidade que para mim não tem igual. Acho que vai ser difícil encontrar um músico como ele”, acrescentando que apesar de morarem em cidades distantes, sempre conversavam por telefone.

Ao chegar na assembleia, o cantor Frank Aguiar disse que o Brasil perde um dos maiores patrimônios musicais e lembrou a influência do sanfoneiro nas carreiras de demais artistas. “Ele era uma pessoa muito afável, querida, humilde, simples, rico de alma. O jeito de tocar, a forma harmoniosa. Ele era um músico de mão cheia. Era gostoso ouvir Dominguinhos tocar e cantar. Ele cantou o amor, a poesia, o regionalismo. Ele cantou a música com a nossa cara”.

Fã de Dominguinhos, o músico pernambucano José João da Silva Irmão vive em São Paulo e tocou, em algumas ocasiões, triângulo e zabumba com o artista. “Foi um prazer imenso tocar com ele. Um amigo meu que tocava com ele me levou. Foi maravilhoso. Saber do falecimento dele partiu meu coração”. Assim como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, segundo José João, incentivava novos músicos. “É um símbolo do Nordeste”.

Há cerca de seis anos, o sanfoneiro se tratava de um câncer no pulmão. Dominguinhos foi internado na Unidade de Terapia Intensiva Coronariana do Hospital Santa Joana, no Recife, no dia 17 de dezembro, com um quadro de infecção respiratória e arritmia cardíaca. Depois, foi transferido, em janeiro, para o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Taxa de desemprego sobe para 6% em junho


A taxa de desemprego subiu para 6% em junho, conforme mostrou a Pesquisa Mensal de Emprego divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Em maio, a desocupação estava em 5,8% e, em junho de 2012, em 5,9%. Esta é a maior taxa para o mês desde 2011, quando marcou 6,2%. Pesquisa da agência Reuters mostrou que, pela mediana das previsões de dezessete analistas consultados, a taxa ficaria estável em 5,8% no mês passado.

Ainda segundo o IBGE, o número de pessoas desocupadas não teve variação estatística significante ante maio e permaneceu em 1,5 milhão de pessoas, mesmo patamar de junho de 2012. O mesmo movimento foi visto no número de ocupados, que segue em 23 milhões de brasileiros.

Já o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou estável em relação a maio de 2013 (11,5 milhões de pessoas), mas cresceu 3,2% na comparação com junho do ano passado, representando um adicional de 359 mil postos de trabalho com carteira assinada.

"Analisando o contingente de ocupados segundo os grupamentos de atividade, de maio para junho de 2013, destaca-se queda de 3,3% na Indústria, único grupamento que mostrou variação", diz o IBGE.

Em termos salariais, o rendimento médio real habitual dos ocupados caiu de 1.872,03 reais em maio para 1.869,20 reais em junho. Contudo, na comparação com junho de 2012 (1.854,13 reais), houve um leve aumentou de 0,8%. O rendimento não acompanhou a alta da inflação, que entre junho de 2012 e 2013 acumulou alta de 6,70%.

Por Revista Veja

Frio causa pelo menos uma morte no país


Um homem de 58 anos morreu na madrugada de terça-feira no município de Sinimbu, na região serrana do Rio Grande do Sul. Segundo a Polícia Civil, Marino Lourenço Fernandes foi encontrado morto por hipotermia às 5h30.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, Fernandes estava com a saúde debilitada e não tinha uma profissão definida. Ele deixa uma mulher e uma filha. Esta foi a primeira morte decorrente da onda de frio que atinge o Brasil nesta semana.

Na terça-feira, nevou em pelo menos 128 cidades da região Sul. A temperatura chegou aos 6 graus negativos em Sinimbu, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet). Nesta quarta-feira, não houve registro de neve na região, mas pelo menos 27 cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina amanheceram com geada forte.

Em São Paulo, a madrugada desta quarta-feira foi a mais fria em mais de uma década, com temperatura média de 5 graus, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura. Na Avenida Paulista, onde o termômetro indicava 5,3 graus, a estação meteorológica apontou sensação térmica de 1 grau negativo pouco antes da meia-noite. Desde julho de 2000, quando os termômetros marcaram mínima de 4 graus em dois dias, não fazia tanto frio na cidade.

De acordo com o instituto, a temperatura começará a subir gradativamente a partir de quinta-feira.

Deputado cearense pede ao Papa Francisco reabilitação do Pe. Cícero

O deputado federal José Guimarães, líder do PT na Câmara, entregou nesta segunda-feira (22) ao Papa Francisco uma caixa contendo a imagem do Padre Cícero Romão Batista, acompanha de uma carta em que o deputado pede que o "santo popular" seja reabilitado pela Igreja Católica. O encontro do parlamentar com o Papa Francisco ocorreu no Palácio da Alvorada, em Brasília.

"Nessa carta eu solicito que a Igreja Católica faça uma reparação a um santo, a um padre, a um personagem que marcou a história de Juazeiro do Norte, do Cariri e do Nordeste. Nada justifica ainda hoje não ver esse reconhecimento por parte do Vaticano", diz o deputado. De acordo com o deputado, o Papa Francisco disse que ele poderia acompanhar o processo de reabilitação do religioso por meio da embaixada do Brasil, no Vaticano.

Punição
Em 1916, Padre Cícero Romão Batista teve suspenso o direito de celebrar missas e de ministrar os atos litúrgicos sob a acusação de desobediência e heresia pelo Papa Bento XV. Segundo relatos de católicos da região do Cariri, em 1889, durante uma missa celebrada pelo padre Cícero, a hóstia dada pelo sacerdote à religiosa Maria de Araújo se transformou em sangue na boca dela, o que é considerado pelos fiéis um milagre.

Rússia autoriza espião americano a entrar no país

Edward Snowden, o espião americano que revelou ao mundo dados secretos da Agência Central de Informações (CIA) sobre grampos dos EUA em vários países, recebeu autorização do governo russo para entrar no país. Ainda não há informações se o asilo é temporário ou definitivo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24/7) pela agência Reuters e contraria uma declaração do presidente Vladmir Putin de que as relações da Rússia com os Estados Unidos seria mais importante do que um possível asilo a Snowden.

O espião americano está há um mês no aeroporto de Moscou aguardando respostas a diversos pedidos de asilo político. De acordo com as informações divulgadas, um advogado encontrará Snowden ainda nesta quarta-feira para entregar-lhe os documentos de imigração. O pedido de asilo foi feito à Rússia por Snowden em 16 de julho e enquanto aguardava uma resposta, esperava ainda poder viajar para Venezuela, Bolívia e Nicarágua, países que ofereceram asilo.

Quando solicitou asilo, as autoridades russas não confirmaram o pedido e Putin disse que gostaria que Snowden deixasse a área de trânsito do aeroporto de Moscou. O presidente russo também deu a entender que, em tese, o americano atendia às condições para a concessão de asilo no país, mas que as relações com os EUA eram mais importantes.

Kate e William revelam nome do bebê real


Kate e William revelam nome do bebê: George Alexander Louis. O bebê será conhecido como Sua Alteza Real Princípe George de Cambridge. Esse era um dos nomes mais cotados para que o filho da Duquesa de Cambridge e do Príncipe William.

Com essa escolha, William e Kate prestaram uma homenagem ao pai da rainha Elizabeth II, George IV, e a rainha. O nome inteiro da rainha é Elizabeth Alexandra Mary.

Já Louis foi o nome do tio do príncipe Philip, marido de Elizabeth II, por quem o príncipe Charles tinha um enorme carinho. William também tem Louis em seu nome, William Arthur Philip Louis.

Segundo o repórter da BBC, Peter Hunt, os nomes da família real estão diminuindo a cada geração: Edward VIII tinha sete; Charles tem quatro; príncipe William quatro; príncipe George três. De acordo com a emissora, a rainha foi a primeira a saber o nome, quando foi visitá-lo nesta manhã.

Se o príncipe de Cambridge subir ao trono, não precisa, necessariamente, se chamar rei George, poderá escolher outro nome, segundo a BBC.

Durante a gravidez, Kate tinha uma lista com alguns nomes para a criança, mas aceitava sugestões de amigos. Quando saíram, nesta terça-feira, 24, do hospital, William foi questionado pelos jornalistas se o nome do bebê seria George, ele sorriu e respondeu: "Esperem e vejam".

Nascimento

O bebê de Príncipe William e de Kate Middleton nasceu às 16h24 (horário de Londres) na última segunda, 22, pensando 3,79kg, segundo o comunicado oficial. "Sua Alteza Real, a Duquesa de Cambridge, deu à luz um menino às 4:24 pm. O bebê pesa 3,79 kg e o Duque de Cambrigde estava presente durante o parto. Sua Alteza Real e seu filho ambos passam bem e vão permanecer no hospital durante a noite", dizia o documento.

Scroll to top